micro-pagamentos, pagando por coisas boas da internet

Ao usar a internet, encontro coisas realmente uteis ou interessantes (exemplo: software shutter, tira foto da tela e edita) e o autor pede uma pequena doação. Mas ai tenho que usar paypal ou pag-seguro por causa de alguns reais e acabo perdendo o incentivo pois tenho que fazer login, etc. Depois de um tempo, instalo de novo, em outra maquina de amiga ou reformato o meu . Surge o mesmo problema: o trabalho que dá contribuir com pouco valor. Ai que entra o flattr.

Flattr  (de “flattery”, significa elogio) funciona assim: Voce estipula que vai gastar, digamos, 10 reais por mês. Ai vai navegando pela internet, um video aqui, um blog ali, até encontrar algo que realmente gosta e que tem um link pro flattr. Então você clica (manda um flattr), como  forma de elogiar a obra do autor. Ao navegar mais pela internet, emcontra outra obra-prima e manda um flattr para a  autora. No fim do mês,  aqueles seus 10 reais são dividos entre todos aqueles cliques de flattr que você deu. O autor recebe alguns trocados de cada visitante. Se achou pouco o que os autores recebem, aumente o mensal, digamos 50 reais. Legal né? A idéia e ter uma economia ativa, compartilhando não só conteúdo mas dinheiro também. Você também pode receber por seu conteúdo.

Há também questões interessantes: se você não usa, os 10 reais vão pra caridade de sua escolha.   Além disso eles cobram 10% dos ganhos do autor para cobrir custos operacionais.

O twitter ficou  desconhecido por anos após sua criação, em 2006. Apesar de pequeno, esse serviço flattr promete, pois facilita o micro-pagamento e incentiva bom conteúdo na rede. É esperar pagar pra ver. Depende dos “early adopters”, para formar a bola de neve.

Saiba mais:

http://flattr.com.br/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s